quarta-feira

hate/love

aparentemente, mas só aparentemente - digo eu - as duas palavras não têm nada a ver. mas, frente ao espelho, a combinação é perfeita: amor/ódio... ódio/amor
mensagem à medida das circunstâncias.
as t-shirts são criação de Raquel Pfleger...

valores de futuro


Heloisa Helena, (6/6/62), expulsa do PT de Lula, é a primeira mulher a candidatar-se à Presidência do Brasil. As eleições são em Outubro. Lula, recordemo-nos, falhou várias eleições antes de chegar a Chefe do Estado.Com ela, o Brasil estaria socialmente melhor...

Najat Belkacem, 28 anos, francesa de origem magrebina, 'discípula' de Gerard Collomb, presidente da Câmara de Lyon, admiradora de Ségolène Royal, previsível candidata às próximas legislativas em França. Não a percam de vista.

terça-feira


Hillary Swank será, em Setembro, o novo rosto da Guerlain.

solta


Nelly Furtado tem, daqui a dias, novo disco...The Times diz que é o seu melhor, chama-lhe um 'clássico'. Escute-se como aperitivo: Promiscuous

segunda-feira

procuram-se pistas



e se um dia acordas e o calendário confirma que passaste exactamente metade da tua vida a repartir o dia-a-dia com alguém - e já lá vão muitos, muitos anos!...
isso é...?

domingo

a_nota

24 Junho, Lisboa, Portugal
15:00
Marcha Nacional do Orgulho LGBT
*

Avenida da Liberdade (início no Marquês de Pombal)
organização: ilga portugal + clube safo + não te prives + panteras rosa. apoios: portugalgay.pt
*Lésbico, Gay, Bissexual e Transgender

(post colocado 80 anos depois do 28 de Maio de triste memória)

também eu


"Sou doente da responsabilidade. É a minha tortura. Sou uma perfeccionista em fase de recuperação".

[Shakira, na El País Semanal, 28 Mayo 2006]

ela merece

a miúda faz-me lembrar alguém, mas na versão de sucesso.
(é uma tristeza só olharmos para lá do futebol quando pingam medalhas... por isso sou tendencialmente facciosa com outras modalidades)
Telma Monteiro, a nova campeã europeia de Judo, menos de 52 kgs. Tem 20 anos.
faz-me lembrar alguém... há muitos anos

aquela máquina

é lindo, lindo de olhar.
e tem tudo.
custa a habituar.
mas, a partir de agora, é (quase) só com ele.
vaio feliz.


[ele é um querido...]

quarta-feira

post_ar













agora é que isto está bom: não tenho MESMO tempo!
consequência: não escrevo, não há que ler, ninguém comenta.
finalmente, um blog privado. [tão privado que parece que alguém se esqueceu da chave, do lado de dentro, antes de sair].
no pouco tempo que desencanto, à custa de protelar e procrastinar, apetece-me sol e mar, ou o escuro de uma sala de cinema.
escrever e ler por obrigação dá nisto.

domingo

a propósito de verão

O melhor das terras são as gentes, os ambientes e o comércio, de preferência os mercados tradicionais ou as pequenas lojas de rua.
Só depois vem tudo o que se pode fazer ou visitar nas cidades, em cultura ou património.
Mas há sítios invulgares, porque as gentes são indissociáveis do que eles se tornaram.
Há uns anos visionei um filme, numa acção "de formação" profissional, sobre a sociedade das Maurícias e, ainda hoje, penso, em vários momentos, que foi então que se fez um clic algures na minha (sub)consciência.Fiquei fascinada pelas Maurícias, um país (arquipélago perdido no Índico) multi-racial e multi-cultural, pacífico e simplesmente... fascinante! A própria bandeira é multicolorida.
Mauritius tornou-se num projecto sem prazo, meu e da T.
Nunca lá fui, tenho a certeza de que irei, só não sei quando
!

quinta-feira

o cheiro das cidades

há muitos anos, a primeira vez que saí das nossas fronteiras, percebi que as cidades têm cheiro.
fui à galiza e o cheiro que mais me marcou foi o cheiro dos ducados, uma marca de tabaco negro. fumadora, percebi então que eu fumava outra coisa, tabaco rojo. vigo e a corunha tinham também o cheiro do mar bravio, rebelde, um cheiro a porto de pesca... foi o que a memória registou.
mais tarde foi marrocos: uma confusão de odores, uma anarquia olfactiva: especiarias e azeitonas multi-coloridas nos mercados de tanger, as tinturarias e os curtumes em fez, os batidos de banana e amendoa em casablanca, e, aí, outra vez, o cheiro a mar e o chá de menta por todo o lado.em marraquexe cheirava a poeira do deserto e os quase 50 graus pouco mais deixavam aos sentidos.
depois, fui confirmando que cada cidade tem os seus cheiros, e tem menos cheiros seus quanto mais 'evoluída' é...
é por isso que gosto tanto de lisboa: cheira a alho e coentros ao anoitecer, quando saio do trabalho; cheira a sol ao meio-dia; a castanhas assadas no outono e no inverno; cheira a bronzeado no verão.
lisboa a mal-amada, tão pouco estimada...

[agora parece que vão repensar-lhe os pavimentos - aposto que se preparam para acabar com a calçada à portuguesa; detesto escorregar nela quando fica polida, ou chove, mas é única! não haverá uma solução intermédia?
parece-me que vem aí uma nova polémica e alguma saudade tola - a começar por mim]

terça-feira

e se dermos um abanão ao país?

Causas, não faltam. Uma, podia ser esta:
"Associação Portuguesa de Infertilidade
Nova lei de procriação assistida considerada discriminatória "

"Numa carta aberta que será enviada à Assembleia da República, o movimento sublinha que a recente aprovação das propostas de lei do PSD, do PS, do BE e do PCP "suscitou as maiores expectativas", mas os recentes compromissos entre partidos no âmbito da comissão parlamentar de saúde deixaram os membros da CIAPI "num estado de pura consternação".Na semana passada, PS e PSD defenderam que o apoio do Estado deverá cingir-se unicamente aos casais que necessitem de recorrer às técnicas de PMA, deixando de fora as mulheres solteiras que pretendam ser mães."

Sim, sou facciosa

Fiz a minha boa acção do dia. Da semana.
Assisti ao Prós e Contras, na RTP1, todo! Era sobre o encerramento das maternidades.
Gostei muito de ouvir tantos doutores a falarem.
Ouvi também, com apreço, a Dra. obstetra do Hospital de Barcelos e a Sra. enfermeira obstetra do Hospital de Braga. Acho que eram as únicas gajas presentes. Porque este era obviamente um assunto técnico, um assunto de homens.
Por isso, o meu comentário ao debate é: ... no comments!

[sobre o assunto, de quer não percebo absolutamente nada, tenho escrito na Escola de Lavores]

mães (e) lésbicas

Não entendo como é que grandes repórteres, tão activistas em suas causas fracturantes, não produzem reportagens como esta, do El País *
(será porque é caro? há falta de meios?... ou falta de iniciativa?)

Mamá y mamá
La familia cambia con rapidez. Del modelo tradicional –extensa, patriarcal y autoritaria– se pasa a la diversidad de opciones de convivencia. La constituida por mujeres lesbianas se hace cada vez más frecuente. En ellas no hay mamá y papá, sino mamá y mamá...»

segunda-feira

nada é o que parece

em 'Infiltrado', triller de Spike Lee, nada do que (a)parece aos nossos olhos é o que parece... Inside Man é um filme absolutamente recomendável, de tão bem feito que é.(proibido entrar em detalhes, a não ser para dizer que Jodie Foster faz um pequenino papel mas está linda e...)

sexta-feira

"
a tua história incomum faz um sentido desconhecido.
partilhamos uma memória.
às vezes, reencontramo-nos.
depois, há as surpresas.
o chão escapou-se-me com a última.
fiquei a vaguear no vazio.
os olhos pesaram, numa sensação de desnorte.
ninguém passou as tuas privações.
ninguém venceu as tuas guerras.
ninguem sobrevive como tu.

não, não partilhamos amigos. e não gosto de te partilhar.
tiveste sempre um espaço singular na minha vida.

[não sei porque nunca mais li nada teu;
pagas-me agora, que não lês nada disto...] "

quinta-feira

Belle & Sebastian

Tocam em Lisboa a 17 de Julho.
Depois não digam que não
avisei...

blogueLer

[s/ ignorância e preguiça]
... com muito interesse, este post, do autor de um dos mais belos livros que li nos últimos anos, chamado "Materna doçura", título que engana, ou talvez não...

[s/ feminismo]
... com surpresa e curiosidade, um novo blog, versado naquela proposta que tant@s negam (eu não!)

quarta-feira

as engenheiras

a curiosidade leva-me a perguntar como andarão agora as relações entre homens e mulheres nas obras públicas.
explico:
lisboa está esburacada, a zona do marquês de pombal apresenta-se há alguns meses completamente esventrada; por todo o lado, a engigás, a epal, a cme, e sei lá que outras siglas, barricam passeios e bloqueiam ruas, abrindo valas e instalando canos e cabos pela cidade...
os pneumáticos, as picaretas e a maquinaria pesada são invariavelmente operados por operários 'entradotes' ou imigrantes braçais...
como chefes de obra, de capacete e colete verde-amarelado, jovens engenheiras, aqui e ali, observam e orientam o trabalho.

... não sei se as obras públicas andam mais rápido, mas aposto que os brejeiros piropos da construção civil abandonaram estas ruas.

terça-feira

homens e mulheres: somos diferentes?

propoêm-se respostas num dossiê a ser lido em l'internaute (em francês). a provocação começa assim:
"tudo era simples: de um lado os homens, "mais fortes e mais dotados para as matemáticas"; do outro, as mulheres "mais subtis e mais sensíveis". Sim, mas...
depois, é o desenrolar das teses em torno da reprodução ser ou não sexuada, dos factores biológicos e genéticos que estabelecem as diferenças, passando pelas 'ambiguidades sexuais', até à pergunta: será que a existência do homem é "um acidente" , o que tem levado alguns biólogos a admitir que a prazo ele possa desaparecer...

domingo

muito preocupante


(Foto: Joe Songer/The Birmingham News/AP)in Público

"O Ku Klux Klan continua activo nos estados do sul dos Estados Unidos e mostrou-o ontem numa manifestação contra a imigração em Russellville, no estado do Alabama. Dustin McCalpin, de oito anos, olha a lente do fotógrafo em jeito de desafio num campo perto de Vina onde assiste à cerimónia da queima de cruzes, um dos símbolos da organização, que defende a supremacia branca."

Podem olhos de criança mostrar ódio?

pub muito boa


a da marca D&G, a explorar aqui.
a dupla criativa resiste aos desamores.
algum marketing é realmente interessante.

no dia das mães

algo que as mulheres fazem muito bem .
porque naturalmente alimentam menos guerras e mais filhos.
e não há qualquer sentido em perder o que se ama.

sábado

há dez anos...

..., a esta hora, aconteceu(-me) o choro comovido como só acontece naquela precisa situação. Era uma segunda-feira normalíssima, e fazia sol.

quinta-feira

entranha-se


...o CD de estreia de Sophie Solomon, chamado "Poison Sweet Madeira".
A escutar aqui.

quarta-feira

summertime


é um prazer (re) escutá-la, com The Capital Dance Orchestra.
em
Hapiness, Day In Day Out,...
há uns anos, ela era uma das figuras de topo na música que eu ouvia...
reencontrei-a agora.
da versão punk passou para o cabaret.
porque os anos passam por nós... não ficamos piores, ficamos só diferentes, não é,
Nina [Hagen] ?

uma história amorosa

é uma nova paixão.
paixão, não: isso era há seis meses quando a conheci. superficialmente, como são todos os primeiros encontros.
agora, acho que já podemos falar em amor.

quando estou com ela contemplo-a e deixo-me envolver.
ela seduz-me e acho que me compreende.
a distância doi-me. a memória dos bons momentos preenche-me.
ela é realmente especial: eclética, arejada, vagamente sombria, luminosa conforme os dias.
é rasgada ao futuro, enquanto lambe as feridas do passado.
é digna, rigorosa.
cultiva a história e respeita os mortos.e os vivos respeitam-na.

provavelmente como todos os amores, também este, um dia acaba.
mas, de momento, estamos em estado de enamoramento constante.

terça-feira

trabalhadores? uni-vos!

não há ócio que resista ao confronto com a realidade:
trabalhar, repousar,... e trabalhar a dobrar!

[Cristo morreu, Marx também e eu não me sinto nada bem...]