segunda-feira

2008

cultivar todos os instantes de bem-estar,

perdoar as falhas alheias,
absolver os erros próprios,

agradecer todas as dádivas à mãe-natureza,

re(di)mir o que magoa ou é injusto,
celebrar a vida, cada dia (mesmo no meio do stress ou em desgosto...)

... desfrutar o máximo de momentos de felicidade,

sábado

quinta-feira

countdown (II)

enunciar baixinho as tarefas para as próximas 48 horas. cumpri-las metodicamente, com a súbita inspiração que resolve tudo atempadamente.
tarefas apenas: as do trabalho, as sociais, as domésticas. sobrar tempo para o que importa. (sobre)viver os rituais, mesmo se não fazem a minha fé. partilhar com gosto. juntar lãs, casacos, boina, botas e cachecol, e luvas. andar a pé até o corpo pesar todo. rever paisagens gélidas e húmidas, com vento e cheiro a algas e sargaço. respirar fundo. tomar consciência de decisões a tomar e chá para os resfriados. achar tudo quase perfeito.

quarta-feira

tara, a libertadora

Tara, numa antiga encarnação em que foi Princesa Lua da Sabedoria, teria desafiado esse dogma [do princípio masculino] com as seguintes palavras:



-"Como não existe tal coisa como homem e mulher e nada como "self" ou pessoa ou consciência, essa ligação entre homem e mulher é vazia. Ah, como os tolos mundanos se iludem!...Aqueles que desejam obter a iluminação suprema num corpo de homem são muitos, mas os que desejam servir aos objetivos de seres num corpo de mulher são realmente poucos; portanto, que eu possa, até que o mundo se esvazie, servir o objetivo de seres com nada senão o corpo de uma mulher".


cantigas (4)

...como esta, de haver gestos humanitários com a promessa de libertação de sequestrados por grupos terroristas. o presidente venezuelano hugo chavez fez frente ao rei de espanha mas ainda vai em cantigas - e os media especializaram-se em soundbites...
ingrid betancourt, mulher corajosa como poucas, fala com o silêncio da dignidade no vídeo difundido pelas farc (forças armadas revolucionárias da colômbia). vai fazer seis(!!!) anos que está no meio da selva colombiana, sob o terror de falsos revolucionários,. sequestraram-na a 23 de fevereiro de 2002 quando, em plena campanha presidencial, a então candidata tentou estender o diálogo às farc. com ela seguia a amiga clara rojas que, tendo vivido uma recambolesca experiência sob sequestro, ao que se promete, pode em breve ser libertada.

cantigas (3)

jukebox (*)é o nome do disco de versões que cat power (aliás, chan marshall)lança a 22 de janeiro de 2008. e assim, ...de repente, lembrei-me da versão que ela canta com karen elson, na homenagem a esse grande don juan chamado serge gainsbourg...

(*) alinhamento dessa jukebox:
1. New York (Frank Sinatra) 2. Ramblin’ (Wo)man (Hank Williams) 3. Metal Heart (Cat Power *) 4. Silver Stallion (The Highwaymen) 5. Aretha, Sing One For Me (George Jackson) 6. Lost Someone (James Brown) 7. Lord, Help The Poor And Needy (Jessie Mae Hemphill) 8. I Believe In You (Bob Dylan) 9. Song To Bobby (Cat Power **) 10. Don’t Explain (Billie Holiday) 11. Woman Left Lonely (Janis Joplin) 12. Blue (Joni Mitchell)

cantigas (2)

a galega luz casal inicia em janeiro de 2008 uma série de concertos com base no seu último trabalho, já disco de ouro, "vida tóxica" - feito quando enfrentava o cancro da mama. luz casal é uma grande mulher e uma talentosa 'cantante'. mais que muitas de nós, ela pode recomendar: 'sé feliz' ou... 'lo mejor de lo peor'...
[no site de luz casal, clicando no album, escolhem-se as faixas a escutar...]

cantigas (1)

ex-modelo, cantautora, carla bruni deu (-me) o banho de água fria da semana: é a nova namorada do nicolas sarkozy. a propósito alguém comentava que o poder é um grande afrodisíaco - e nem é preciso dinheiro, beleza, ou inteligência.
quelqu'un m'a dit... que ambos gostam ...do rato mickey
mas saberá o presidente francês que o último disco da virtual-putativa primeira-dama de França se titula "no promises"?...

terça-feira

acreditando no pai natal...


enchia o pinheirinho de fadas e gnomos...


[e só autorizava prendas às crianças e acamados... porque presente é para todos! ]

ai...!

poemas hai-cai ou haiku(*)...
pensava que era amante de poesia. amante é uma coisa, conhecedor(a) é outra: ignorante me confesso - há sempre alguém que ilumina o caminho.
são poemas japoneses estes... - exemplos tirados de um site de língua portuguesa -minimalistas, como convém, quando se quer dizer tanto!

as ondas beijam
os lábios da praia -
bocas do mar

as cores da noite
recamadas de silêncio
preparam o dia.


*Haicai (Haiku ou Haikai) é um forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade; sem rima os poemas são constituidos normalmente por três versos na ordem de 5-7-5 sílabas; faça-se então o 'exercício':

"nenhuma cor pinta
batem as emoções
quando nenhum som pesa"

"lugar extra sol
sem estar só
não pensar no que aí vem"

segunda-feira

o futuro da informação (I)

enquanto o google anuncia que vem aí o KNOL para concorrer com a wikipedia, o cenário da morte anunciada da imprensa-nacional-em-versão-papel-de-jornal alastra pela capital lusa... para quê comprar um diário se, em plena rua, à saída do metro, no escritório e por aí fora, há - cinco, seis, sete?! - newspapers completamente-grátis-e-até-sofríveis à distância da mão?!

coerência & criatividade


...(a expressão) parece um contra-senso, mas tem tudo a ver com óscar niemeyer, o mais famoso arquitecto brasileiro que fez no sábado cem anos! brasília é a sua obra de planeamento urbano e arquitéctonico mais conhecida, projectada de raiz para ser a capital central de um país quase-continente. mas as ideias deste mestre e o seu arrojo estão em muitos sítios...
além da longevidade e da (inerente) lucidez, niemeyer é sábio, inclusive pelas suas ideias politicas, como atestam várias entrevistas. e como os verdadeiros sábios, é modesto e acessível.

quarta-feira

verdade irrefutável



[da minha colecção fotográfica de lojas
com personalidade na mensagem...]

terça-feira

congresso feminista, 80 anos depois...

está marcado para o junho de 2008, em lisboa.

intenções expostas e inscrições abertas no
site.

dias para debater tudo o que o feminismo suscita, sob os mais diferentes ângulos.


eu vou...

segunda-feira

tiempo pequeño


Bebe ("La Educación de las Hadas")

Quién se va... quién se queda...
Quién le duele más la soledad,
Quién le duele más la soledad
si todos los rincones de mi vida...
tiene algo tuyo

Cúal es tu camino,
cúal es el mío
dónde se encontraron...
dónde se han ido

"Anda, deja que te acompañe
que no es momento de andar sola"

Con lo pequeño que es el tiempo
quién recogerá el perdido
si tu me cuidas yo me curo
mi cura... es tu compañía
Deja que te cuide las alas... tus alas

"Anda, deja que te acompañe
que no es momento de andar sola"

Mis cinco sentidos son para ti
mi tiempo para ti
mi mano para sujetarte a ti
y mi alegría para que la vivas toda tu

"Anda, deja que te acompañe
que no es momento de andar sola"

"Anda, deja que te acompañe
que no es momento de andar sola"

Déjame que te acompañe

quinta-feira

o amor como quebra-cabeças

...escultura no rossio, lisboa

terça-feira

juntos na diversidade

é o lema da nova campanha da comissão europeia, "Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008) ", que arranca hoje. nunca se sabe o quanto estas campanhas são ou não eficazes - e, como se costuma dizer, "o que não se consegue medir, não se consegue gerir"... - mas fica o alerta para a diversidade cultural ser, de facto, a riqueza da Europa. como toda a diversidade é a riqueza do mundo.

segunda-feira

sanus per acqua*

madeira, fogo, terra, ar, água. coisa do mais antigo que se pode imaginar, lá do oriente. no taoísmo, também adaptado pelo budismo - e pelas almas que sentem, digo eu.
em resumo, nada como fazer a prova da lógica, dita cartesiana, para ver que há muito sentido... as correlações surgem quando e onde menos se espera. o que só prova que talvez andemos muito desatentos às sensações. ouvir, ver, sentir, cheirar, gostar.
melhor que um presente mais que perfeito, só saudades do futuro.

*spa