sexta-feira

um pouco piegas, talvez

lembro-me bem de como foi há um ano. e depois. tudo o que recebi, tudo o que melhorou a vida. estou grata por isso. sem coragem e generosidade, nada seria possível. sem afectos, o ar seria irrespirável. sem compaixão, haveria mais sofrimento. sem alegria, haveria menos sol. estou grata à mãe natureza e aos seres de luz. agradeço ao universo a persistência da vida, em detrimento do negativismo e do desespero. o que não nos mata, torna-nos mais fortes - é bem verdade. sinto enorme gratidão pela capacidade de prosseguir com valores, refém dos afectos que nunca morrem, curiosa pelo presente. salvé 2011!

terça-feira

é isso aí...



Damien Rice - The Blower's Daughter - Official Video

sábado

gostar não basta.
qualquer projecto merece um plano.
e cada plano exige trabalho de concretização.

algumas vezes, não vemos a realidade apenas porque não queremos ver.
um dia o sol mostra-nos que é possível outra vida. basta sermos
rij@s para aguentar a chuva e as tormentas até esse sol nascer.
nem a idade, nem um canudo, nem os laços de sangue justificam juízos insensatos e dor aos outros

ter experiência de vida, conhecimento bibliográfico ou afinidade familiar deveriam, ao invés, tornar-nos mais compassivos e afectuosos

segunda-feira

poucas coisas me danam tanto como aquelas atitudes em que nos tomam por parv@s ou por tans@s ... posso até não ter humor, imaginação, criatividade, esperteza... whatever! mas um pouco de rectidão e decência, essa rara limpeza de alma, ... faço questão de ter.
recuso-me a acatar esse chove-não-molha das relações sem confiança. não, não e não aos rodriguinhos, mistérios, meias verdades-ditas-a-brincar, meias-mentiras-ditas-a-sorrir, como se a convição do que é sério fosse um lançamento de dados...
ainda que fique demasiadas vezes no pelotão dos últimos, com muita dor à mistura, sei, pelo menos, que não tudo ou nada que me for retribuido, pode ser em dobro...
fuck them!


[Bethânia e Calcanhoto - Show 35 anos Depois de ter você]
... questão de crença...
um coração mais duro, mais rijo, garante-nos melhor saúde. é um coração mais seco e mais saudável, certamente.
por outro lado, um coração assim seria mais um na multidão, incólume à dor, à alegria, à emoção.

há, neste mundo, demasiada assepsia! ainda assim, continuamos a precisar de uma boa faxina, como a que antecede os dias festivos.

as revelações do sítio de julian assange estão a fazer tremer o mundo da política & finança.

dizem que o sr. que fez estourar o escandalo wikileaks é o grande inimigo público do século XXI. fabuloso! disseminou-se a informação pela internet e... era o advento de uma nova era, quiça o triunfo do 'mundo livre'...
alguém, alguma vez, em algum lugar sonhou que mesmo assim podia ter tudo sob controlo?

a esta hora, os velhos anarquistas rebolam a rir nas catacumbas.

sexta-feira

produto de marketing, arrivista musical, talento do showbiz, ícone dos tempos modernos, destrambelhada social, ARTISTA e tudo - o que for!... - Lady G sobe ao palco do pavilhão atlântico para um show que nenhum dos presentes vai esquecer.
hereges, comungai!

quinta-feira

muda-se de casa: movem-se os trastes, os vestígios passados, o espaço vivido e vários camiões tir de emoções.
finalmente, quando o novo espaço começa a fazer sentido por si, o cidadão pensa no resto.
por exemplo, actualizar a morada do cartão do cidadão, que tem cinco números da nossa relação com o estado. tudo dentro da lei. qual quê?! informam-me do número verde que é preciso saber onde pára a carta-pin do cartão do cidadão. depois, ir a um balcão, mostrar os dois. a seguir, esperar que enviem um novo pin para casa. finalmente, regressar com ele à loja para só então actualizar o registo de morada. a isto chama-se e-government - o governo digital: pelo menos duas deslocaões físicas para actualizar a morada. simplex!!
e-portugal no seu melhor!

quarta-feira

hugues cuénod foi um tenor suiço, que dizia nunca ter tido uma grande voz (?!). o 'público' faz-lhe o obituário, onde tudo é surpreendente.
o homem foi-se com 108 anos, tendo-se retirado dos palcos quando já tinha 92.
"não é culpa minha, eu não fiz nada por isso! tenho saúde, sou preguiçoso e tenho um querido amigo para cuidar de mim." - dizia.
aos 104 anos casou-se com o companheiro de décadas, 40 anos mais novo - quando a lei suiça passou a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

[há vidas discretamente heróicas]

terça-feira

espreito os blogs da coluna ao lado. um a um, vai demorar dias...
o assumidamente encerrou há poucas semanas. R.I.P.
gravo a frase perfeita para mim:
"Tenho este péssimo hábito de deixar as coisas subsistirem de alguma forma, perfeitamente consciente de que elas morreram, mas teimando continuar a carregá-las às costas já depois de mortas."
é! às vezes, finalmente, desisto.












sábado,11 dez. 18h00
relançamento histórico:
"as novas cartas portuguesas" na livraria leya na barata, lisboa. há textos que nunca passam de moda porque são a nossa vida.
personalidades de inverno são mais complexas – leio no jornal ‘i’, que cita investigadores de uma universidade norte-americana.
pode soar a astrologia, dizem eles, mas não é: é biologia sazonal - o relógio biológico é regulado pela estação de nascimento, pela exposição à luz, pela duração dos dias… isso explicaria haver doentes diagnosticados com sintomas de desordem afectiva sazonal, também conhecida por blues de inverno.

[sim, mesmos os cientistas acabam por dar 'a mão à palmatória', confirmando um saber com milhares de anos.]
ontem voltou o sol, durante um bocadinho. (…)é só um intervalo, mas é muito melhor que nada. (…)assim se aprende a andar, de intervalo em intervalo.
MEC – Público – 07.12.2010