domingo

muito(s) trabalho(s), menos stresse?

mulheres que têm de conciliar o trabalho, os filhos e as tarefas domésticas têm MENOS STRESSE do que aquelas que desempenham apenas uma dessas tarefas. porque, para darem conta dos vários afazeres, acabam por não atribuir tanto peso aos problemas menores. A conclusão é de um estudo desenvolvido no Brasil pela International Stress Management Association . na revista Veja, uma psicóloga explicou assim: "Quando existem outras fontes de preocupação, a tendência é reagir aos problemas no trabalho com o seguinte pensamento: está ruim, mas não é tudo na minha vida".

no extremo oposto estará, suponho, a síndrome de burnout*. duas amigas minhas, há alguns meses, padeceram de burnout e posso jurar que no trabalho, todos os dias, há sintomas de casos...

* «Uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional). O termo Burnout é uma composição de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.»

[cartoon]

Sem comentários: