terça-feira

ai...!

poemas hai-cai ou haiku(*)...
pensava que era amante de poesia. amante é uma coisa, conhecedor(a) é outra: ignorante me confesso - há sempre alguém que ilumina o caminho.
são poemas japoneses estes... - exemplos tirados de um site de língua portuguesa -minimalistas, como convém, quando se quer dizer tanto!

as ondas beijam
os lábios da praia -
bocas do mar

as cores da noite
recamadas de silêncio
preparam o dia.


*Haicai (Haiku ou Haikai) é um forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade; sem rima os poemas são constituidos normalmente por três versos na ordem de 5-7-5 sílabas; faça-se então o 'exercício':

"nenhuma cor pinta
batem as emoções
quando nenhum som pesa"

"lugar extra sol
sem estar só
não pensar no que aí vem"

1 comentário:

Marisa disse...

o meu partner-fotografo no livro é fã de haikus e tem um projecto sobrel eles, que isos tb mete grafismos.

E outra coisa asiática maravilhosa que conheci há pouco tempo são os "chinese paper cuts". Vi uns que vieram há uns 20 anos de Macau. Já procurei na net. Aparecem coisas, mas não daqueles que vi. Obra de arte que parece sobrehumana! São minuciosas paisagens recortadas. O desenho é o que fica do papel recortado à folha-base. São paisagens planas, não são como aqueles pop-não-sei-quê tridimensionais que há muito em Nova Iorque, que se abre umas capas e salta de lá uma igualmente sobrehumana cidade/jardim/etc). Nem sei explicar. Só vendo!

beijos