sábado

tudo diferente, quase igual

o país de hoje não é muito diferente do que era em 24 de abril de 1974. porém, o país de hoje não seria o que é, se não tivesse acontecido o 25/4/74... por isso, portugal não tem nada a ver com o que era antes de 25 de abril de 74.
[não há confusão nenhuma, é assim mesmo].

o 25 de abril de 1974 e tudo o que depois ficou associado à data, incluindo o prec, só podem ser evocados pelo lado emocional. pouco do que era o mundo da política "sobrevive" nos dias que correm: herdamos a instituição da democracia parlamentar. mas espanha e grécia passaram também, na mesma altura da história, por processos de transição de ditaduras para democracias. havia, certamente, a inevitabilidade da mudança.
desses tempos resta a memória de um estado de alma - oposto ao actual: um 'estado de alma' cheio de devir, optimista, activista, radical, empenhado, e sobretudo muito fraterno, guiado por uma espécie de igualitarismo perseguido pela maioria. tudo em grandes doses, frequentemente excessivo. a deriva capitalista coloca-nos onde estavamos, com mais tecnologia em cima e uma outra liberdade de expressão. o que é pouco e muito.


1 comentário:

madalena disse...

Será que é desta que conseguimos por o mundo ao contrário. è preciso reinventar esse estado de alma que me chegou apenas através da memória dos outros. A questão está em saber como é que o vamos conseguir fazer?