segunda-feira

galeria de heróis (II)

angela davis foi a minha heroína - do tempo em que o que queremos ser deve 'tudo' aos nossos ídolos. ela era um deles, numa pequena lista de poetas e revolucionários.
perdi-lhe depois o rasto. há dias recordei a memória que tinha dela, por uma série de razões pouco óbvias mas também pelo exemplo de coragem e resistência que sempre foi.
tenho 'saudades' daqueles autocolantes, postais e cartazes que marcaram a minha juventude com o rosto dessa mulher negra, americana, comunista, feminista... .
angela davis, descubro agora, é professora na universidade da califórnia e continua activíssima: como oradora crítica da guerra, do capitalismo e da opressão, faz justiça ao ícone que é. ela faz anos esta semana. e estou-lhe eternamente grata, malgré tout, incluindo alguns excessos e contradições. parte do que sou foi construido no seu exemplo.

2 comentários:

Rita Maria disse...

Parece genial, vou já seguir os links tods...preciso urgentemente de inspiração política...

lr disse...

rita maria, sê bem aparecida:)
e berlim? saudadinhas qu'eu tenho dessa cidade...
(quanto ao post, confesso, também falta inspiração por aqui. por isso, toca de ir ao passado, que o presente anda um bocado para o dejá vu...)