terça-feira

da 'sociedade das mulheres'

alain touraine, sociólogo francês, lançou recentemente o livro "le monde des femmes", um ensaio que se recomenda. a propósito, foi entrevistado por um site brasileiro, onde explica como é que o movimento feminista passou de originalmente 'mais político' para o cultural. repesco:

"...de maneira não-espetacular, porém durável, as mulheres desenvolvem uma nova visão para elas próprias e para os homens, à qual estes últimos não se opõem. Poder-se-ia falar de pós ou neofeminismo para falar destas mudanças que me parecem fundamentais. A sociedade dos homens tende a dar a prioridade à conquista do mundo. As mulheres envolvem totalmente a sociedade em direção a uma nova prioridade, a da construção de si própria. Mais precisamente, quando a sociedade masculina impulsionava ao máximo a polarização da sociedade entre uma elite e uma massa, as mulheres procuram reunificar os elementos que foram separados: vida pública e vida privada; sexualidade e espírito. É bem claro que são hoje as mulheres que tomam a palavra e que os homens, ou se calam, ou aprovam a linguagem das mulheres. O velho machismo desapareceu em grande parte, salvo em certos meios de alguns países, em particular da vida política."

"...observa-se a separação da sexualidade e da vida cultural em geral e a construção propriamente social de um modelo de família e também de menor dominação masculina. Estamos apenas no início de uma evolução rápida que separará condutas sexuais sempre mais diversificadas e a construção da vida familiar, tomando, ela própria, formas muito diversificadas."

há uns anos, o mesmo alain touraine tinha dito noutra entrevista:

"É preciso isolar "sexo" o mais que se puder das iniqüidades socialmente definidas e evitar a armadilha de dizer: "Agora as mulheres vão criar uma sociedade feminina, que substituirá a sociedade masculina". A questão mais importante é que as mulheres constróem um modelo universal(...)"

[touraine era muito considerado, há vinte anos, nos meios académicos e políticos 'à esquerda'. será que ainda o é?]

1 comentário:

cuscavel disse...

Obrigada pela dica. Fiquei curiosa!