terça-feira

Graça Morais

pode ser uma heresia intelectual mas, para mim, Graça Morais é a maior pintora portuguesa. ninguém retrata, como ela faz, o povo e, sobretudo, as mulheres. ninguém, como ela, reproduz a cores ou a carvão, a nossa alma.
a boa notícia é que Graça Morais continua a trabalhar no mesmo sentido - agora a captar os rostos "em situação de catástrofe" - e em breve terá uma exposição antológica em Lisboa*.
não sei quantas vezes vou voltar para ver a sua obra, sempre com a ideia de que um dia tenho de falar com ela, tenho de a ouvir, e tenho de comprar um quadro dela.
é uma pequena e inofensiva obsessão minha.
apreciar a alma humana vale bem a pena.

*a partir de 24 de Outubro, numa iniciativa dos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

São outras cores, outra visão da vida, gostei particularmente da expressão:
"são imagens de choque e incompreensíveis."
Alguém que pinte a dor absolutamente inútil dos povos..
Beijinho, grande..
Susana
http://www.tudoquantovemos.blogspot.com/