segunda-feira

p.r.china (ll)

1)
vibrante, fascinante, 'sedutora' - assim é shangai.
ao lado da arquitectura mais surpreendente do mundo vivem "ilhas" a que chamaríamos de pobreza extrema - habitações sem casa de banho, cozinha na rua, um quarto de dormir - botecos onde se vende comida acabada de fazer em plena rua, numa mistura estonteante de odores e fumos, ao lado de vendedores que estendem no chão o peixe e o marisco, ou os legumes e as frutas frescas, ou quinquilharia avulsa.
estes "becos" tradicionais desaguam directamente em enormes ruas, onde se concentram as sedes das maiores multinacionais ou nas que albergam os estabelecimentos com todas as marcas de pronto-a-comer que o mundo ocidental inventou.
percebe-se que os chineses nao temem a globalizacao: fazem-na valer a seu favor, ja sabíamos. respondem com a adaptacao do nome de marcas famosas e a contrafação legal, com produção imbatível e com uma horda de consumidores de que o mundo ainda não tomou consciência.
ali, ninguém tem pressa.

2)
a porta da pizza hut, nao muito longe do peace hotel, que ja foi hotel mao, dezenas de jovens chineses esperam que a casa abra. é domingo e as ruas de comércio fervilham com turistas, em grupos barulhentos - praticamente só turistas chineses - vindos de outras partes para ver a grande shangai: a cidade da expo 2010, a que tem o prédio mais alto do mundo, o comboio mais rápido e seguro, constroi a maior ponte do mundo (mais de 30 kms) e ostenta um ritmo de crescimento e modernidade incomparável.
shangai vive, nos últimos doze anos, uma acelerada transmutação da paisagem. a modernização da cidade e o seu cosmopolitismo assimilam a conservacao de todos os templos e hábitos de uma china pré-revolucao, quase medieval. shangai, centro urbano famoso nos anos 20 e 30 do século XX, recupera o tempo -conserva hábitos e comunidades - e toma lugar na vanguarda urbana.
e, ali, ninguém tem pressa.

1 comentário:

I disse...

Que absoluta inveja!