segunda-feira

a minha vida sem mim*

ela chama-se Ann e - como tu dirias, Ana - este é um filme brutal.
inclassificável, triste, vital...
depois de o ver é preciso andar um bom bocado a pé, sem destino.
deseja-se que faça frio e chova
e tem-se a ânsia de voltar atrás para revê-lo:
é preciso anotar cada frase ou cada visão.
"a minha vida sem mim": não é possível ficar-lhe indiferente.
Ann prepara cuidadosamente a vida sem ela, uma despedida que ninguém percebe, a não ser nós, tudo com um rigor inaudito.
Ann decobre que se desabituou de pensar.

Ann sabe que não há pessoas normais.
...que os mortos não têm saudades
...os sonhos não podem ser desmentidos
...as crianças têm o direito a fantasiar
...há rebuçados muitos bons, de gengibre, que aplacam a dor
e se a vida se apaga, a vida continua.
e é preciso apaixonarmo-nos, mesmo continuando a amar.
acontece em todo o lado. aqui mesmo.

"My life without me" tem uma fabulosa Sarah Polley, Mark Ruffalo, Deborah Harry (ex-Blondie), Maria de Medeiros e uma sedutora Leonor Watling.
é uma produção espano-canadiana, com argumento e realização de Isabel Coixet.
*[ainda está por aí, nos cinemas]

1 comentário:

escola de lavores disse...

Ainda não vi, mas só pela descrição tenho a certeza que é isso mesmo... brutal.
Vai ser a minha próxima sessão. Também como tu vou querer ficar o meu canto a digerir cada pedacinho...