sexta-feira

fernanda abreu / garota suingue sangue bom (II)


noite nota dez, disse ela. mas eu dobro! foi fenomenal em palco. só falta que na casa da música do porto, dia 9/sábado, se faça a mesma festa.
fernanda abreu, mal e pouco conhecida em portugal, é ...muito boa onda! impossível não receber o tom positivo que ela põe na actuação, nas letras, na forma de estar. é das experiências mais fortes, mais electrizantes, mais dançantes, daquelas que tem tudo para nos (en)levar a dois passos do paraíso - onde vale tudo: o funk, o samba, o hip hop, o reggae, a denúncia, a dignidade. e ela está desafiante, vivíssima, 'gostosa'. custa a crer que ela se aproxima dos 46 anos... quem diria! uma força da natureza. o céu pode esperar:

«Fazer o que se quer nem sempre é possível
o poder é relativo,nunca é cedo ou tarde
na vida cada um se vira como pode
e no final não existe julgamento pra nada

A hora, um dia, eu sei que vai chegar
no céu entrarei navegando pelo mar
então me lembrarei da vida aqui na terra
e verei que na verdade do mundo nada se leva
(...)

Só que ainda estou aqui, ainda vivo com pressa
os filhos, os amigos, o amor é o que interessa
se a vida é muito curta, eu quero aproveitar
e é por isso que eu digo: o céu pode esperar»


[parabéns ao promotor LM que teve a coragem de pôr esta mulher num palco português para uma noite excepcional.]


PS - 10/6/007, na rtp2, fernanda abreu em entrevista
Prefere perguntar a fazer panfletarismo - se pergunto, as pessoas sempre pensam na resposta...; a riqueza da língua portuguesa cantada com todos os sotaques - para quê o inglês?! temos de ajudar os homens, que andam meio perdidos, com o que aconteceu às mulheres nos últimos 50 anos...; o brasil é uma mistura, da favela ao asfalto, a mistura é que é interessante! gilberto gil como ministro da cultura tem o mérito de lhes fazer ver que cultura é vantagem, mesmo para a economia; sempre andei em escolas públicas, para mim é natural a diversidade; e sim, sou pelo direito ao aborto, pelos gays, pela pan-sexualidade, pela despenalização das drogas leves. ah! e não adianta ser negativo/a. Lúcida e inteligentíssima, esta mãe de dois filhos... (Madonna fica a milhas desta mulher, mesmo em palco.)

Sem comentários: