quarta-feira

contradições reais


"Género salarial
As mulheres britânicas são as que mais sofrem com a diferença salarial homem mulher em todo a União europeia, segundo um estudo do Governo de Tony Blair. As mulheres que trabalham a tempo inteiro ganham até 17% menos que os homens na mesma situação. No estudo descobre-se que muitas mulheres com crianças a seu cargo são forçadas a trabalhar a tempo parcial em funções para as quais estão sobrequalificadas."
-revista Pública, nº510, 5.março.006 pág. 73

"Los hombres cobran de media un 40% más que las mujeres em Espana
Cada ano, 380 000 trabajadoras dejan su empleo por razones familiares frente a 14 500 varones. Los hombres ganan un 40,6% más que las mujeres em Espana. La vantaja salarial masculina se regista en todas las ocupaciones, según un estudio elaborado por el Instituto Nacional de Estadística. Ni siquiera la formacion blinda a las mujeres contra la discriminacion salarial."
- El País, pág. 35, 3.marzo.2006

"Estudo do Centre for Economic Policy Research conclui
Mulheres portuguesas têm um salário 20% inferior aos homens
As diferenças salariais entre homens e mulheres em Portugal estão longe dos níveis norte-americano e britânico mas, ainda assim, chegam a um quinto da remuneração. Os casos mais graves acontecem nos trabalhos com baixas exigências de qualificação".
- Semanário Económico, nº 998, pág.45, 24.fevereiro.006

1 comentário:

Zozô disse...

O célebre diferencial salarial que toda a gente nega... (até se confrontarem com os valores)