sábado

uma boa ideia (...)

A Holanda acaba de criar uma espécie de 'prova de admissão' para novos emigrantes, como relata o El País. Começa com a exibição de um filme sobre a sociedade holandesa, que inclui cenas de um casamento gay e mulheres a banharem-se nuas, entre outras cenas; consta também de um questionário com 100 perguntas sobre cultura do país e noções básicas de língua holandesa, para os candidatos.
À partida, parece-me uma ideia excelente: nínguém irá viver para a Holanda 'ao engano' e a abertura de espírito da sociedade passa a ser comungada pelos novos habitantes.

Mas tudo tem dois lados.
E se um país fechado e ditactorial ou particularmente misógino e chauvinista, impusesse o mesmo tipo de provas? Ninguém quereria ir viver para um país onde se sentisse assim 'mal tratado'.
Pergunto-me, por isso, até que ponto não ficaríamos todos a perder com esse segregacionismo, se fosse instituido entre povos e países.

4 comentários:

Anónimo disse...

Em suma, discordas da prova, dos conteúdos ou de ambos?... Se calhar sou eu que estou cansada e por isso não percebi onde queres chegar... A conxão do link não funcionou e,portanto, não pude ler a notícia do El Pais. Mas soa-me tudo pessimamente. Aposto que qualquer dia falas das quotas... Lê a entrevista ao Rui Pena Pires no Público antes. Gosto muito de como pensa (ainda não a li toda). Bjs.

Anónimo disse...

Ops! Com a pressa de ainda ir ao cinema, mas sem conseguir resistir a espreitar o teu blog, fiz desaparecer o R... Pois, fui eu quem escreveu em cima. R.

lr disse...

À partida, a prova parece-me bem, mas à chegada, não tanto. Ou seja: um fundamentalista religioso, anti-casamentos gay, machista como o mandam ser algumas religiões, etc.etc., terá na prova um teste à tolerância e à abertura de espírito - não vai ao engano. Por outro lado, se a Holanda o pode fazer, países oficialmente sexistas, etc. etc. - como a Arábia Saudita e outros - podem impor também testes destes - e, de certa forma, já o fazem. Admiti-los num lado, pressupõe admiti-los ao outro. Isso parece-me trágico para a humanidade: em vez de diversidade e progresso cultural, teriamos o apartheid por todo o lado! Quanto ao artigo,sim, tenciono lê-lo. bjs

Anónimo disse...

Minha cara mana, uma prova sobre a tolerância de espírito? Então por que não começar pelos nativos?!... E dispenso-me de mais comentários... Acaba de me ocorrer que outro dia li no Público que o governo holandês anda descontente com o tipo de turistas que os coffee-shops atraem... Não sei de que cor é o Governo holandês mas apostava que é de direita. E por favor... não me decepciones de novo. ;-) Beijos, R.