sexta-feira

Malato

só falo dele porque, ao vaguear por blogs, dei algures com um mea culpa sobre ele que reza assim: "a partir de agora vou evitar embarcar em implicâncias com gente que não conheço pessoalmente, a menos que tenham posições públicas descaradamente preconceituosas. Sim, sim, deveria morder a língua no que toca ao Malato".
Lembrei-me do que tinha lido por aí, em apreciações sumárias e insinuantes sobre o José Carlos Malato, enquanto apresentador de um concurso da RTP chamado A Herança. Achei estapafúrdias as bocas, como se fosse ele o responsável pelo programa! E, conhecendo o círculo de onde saiam esses comentários - que agora seria trabalhoso localizar - tudo me soava ainda mais estranho... de tão preconceituoso. Chega agora a emenda. Antes assim.
O Malato é um tipo de cultura vasta, sempre foi um trabalhador, é uma pessoa divertida, com grande sentido de humor e auto-ironia, profundamente humano. É um grande profissional da comunicação. Não somos amigos, só fomos colegas. Mas as pessoas conhecem-se no dia-a-dia, pelo que fazem, pela forma como se comportam, pensam e sentem, muito mais do que delas vemos ou ouvimos dizer.
O Malato é uma das melhores pessoas que conheço. Merece a boa sorte que tem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora "quem fala assim não é gago", como o meu pai costuma dizer!
Saíste em defesa do Malato e tens toda a razão do mundo... as pessoas são mesquinhas e adoram falar mal. Eu não o conheço, mas prefiro acreditar que é uma boa pessoa e que está apenas a fazer o seu trabalho do que acreditar nos comentários e gozações de que está a ser alvo!

I disse...

Percebo tudo o que escreveste e acho que tens absoluta razão. Mesmo assim, não pondo em causa as tuas palavras, alturas há em que se excede nos comentários, nas brincadeiras.
Não o conhecendo, e tomando "A Herança" como meio de ele chegar até mim, diria que de tanto ser gozão, chega a vestir a pele de palhacinho. Por vezes, fico com a impressão de que o Malato não tem a cultura vasta de que falas.
Mas, isso não me dá qualquer direito de tecer considerações preconceituosas, como as ouvi a pessoas que assistiam comigo ao concurso. De resto, sobre ele nunca o fiz. Nota-se de longe o "profundamente humano"...

M. disse...

Não poderia concordar mais com as tuas palavras. Tive o prazer de o conhecer numa altura em que ele ainda nem sequer era conhecido pelo público... e continua ainda hoje a ser a mesma pessoa. E aquilo que mais guardo dele é a boa disposição que oferece mesmo quando não a possui. E se tudo o que é nosso nos vem parar às mãos (como dizem alguns)... a ele aplica-se na perfeição.

Eva Shanti disse...

Sou fan do Malato!

Adorava conhecê-lo!

Não vi ainda o novo concurso, mas acredito que o Malato consiga fazer do pior programa algo divertido e instrutivo. Gosto do humor dele, nunca o vi ser estúpido ou incoveniente. O Malato é ele próprio e mai nada!

O Malato tem uma característica que eu adoro e que compatilho: gosta de pessoas inteligentes!

E concordo que, sem sombra de dúvidas, é dos melhores profissionais da comunicação em Portugal.

Bjs